Melhores práticas na execução de sondagem SPT

By solovix | Sondagem

mar 15

Para se obter um ensaio de penetração (sondagem SPT) com resultados próximos a realidade, é necessário atentar-se aos registro de dados e coleta das amostras do solo. Todo esse processo está padronizado na NBR 6484:2001 e, os principais aspectos serão listados abaixo.

  1. Perfuração
    A perfuração deve ser feita manualmente com um trado concha ou trado helicoidal. De acordo com a NBR 6484:2001 – Solo – Sondagens de Simples Reconhecimentos com SPT – Método de ensaio, não é permitido cravar o trado com golpes de martelo. Ele só será usado no momento do ensaio SPT.  2
  2. Marcações
    A cada metro de profundidade, realiza-se a sondagem SPT. Para isso, marca-se com um giz, no amostrador padrão, um segmento 45 cm dividido em três partes de 15 cm. Quando se inicia a operação, um dos sondadores conta e anota as batidas necessárias para cravar cada uma das partes. O número SPT será a soma das batidas dos últimos 30 cm.
  3. Coleta de amostras
    A cada metro é retirada uma amostra do solo para posterior avaliação laboratorial. Recomenda-se coletar no mínimo a quantidade equivalente à altura do bico do amostrador padrão. As amostras devem ser armazenadas em um recipiente completamente fechado e com uma etiqueta com as seguintes informações: nome ou número do trabalho, local da obra, número da sondagem, número da amostra, profundidade da amostra, número de golpes e penetrações do amostrador.6
  4. Boletim de campo
    Todos esses dados, assim como uma pré-classificação do solo, os valores de SPT e o nível d’água, são anotados em um boletim de campo feito pelo sondador.
  5. Lavagem
    Antes de ser novamente utilizado no ensaio do metro seguinte, o amostrador padrão deve ser cuidadosamente lavado para impedir que haja alterações na classificação da próxima amostra.DSCN0015
  6. Lençol freático
    Quando se detecta a presença de água no fundo da escavação, a perfuração é interrompida para a medição do nível d’água com no mínimo três leituras a cada cinco minutos. Depois disso, segue-se com a sondagem pelo método de circulação de água, ou lavagem. No mínimo 12 horas depois de finalizada a sondagem, deve-se medir novamente o nível d’água, que também será informado no relatório final. A leitura do nível d’água geralmente é realizada por meio do instrumento denominado PIO – que curiosamente possui esse nome devido ao som realizado ao entrar em contato com a lâmina d’água.

A Solovix Engenharia é uma das poucas empresas do mercado capixaba que executa esse serviço com tamanha seriedade e excelência, e além disso, com custo bem reduzido.

Solicite-nos um orçamento (comercial@solovix.com.br).

 

 

Follow

About the Author

Empresa especializada em sondagens e projetos de engenharia e arquitetura. Com excelentes preços, atendimento personalizado ao cliente e qualidade nos serviços prestados.