Projetos Estruturais

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso (desmoronamento) como também patologias (trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos,etc.) que podem ocorrer em uma edificação.

Trata-se de um estudo fundamental para:

– Racionalização das peças e componentes da estrutura;

– Especificação dos tipos e características dos materiais a empregar;

– Estudo prévio do tipo de fundação mais indicado para sua obra.

Desde modo, o projeto estrutural funciona como um tripé composto por: segurança, economia e durabilidade, juntamente com o conceito de sustentabilidade. Se uma dessas “pernas” não for contemplada, descaracteriza o projeto e perde sua funcionalidade.

Para elaboração do projeto estrutural é necessário, além do projeto de arquitetura, o relatório de sondagem que consiste em um documento detalhado realizado por empresas especializadas em análise de solos, apresentam o perfil do solo abaixo do nível do terreno, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências.

Esse relatório é necessário para o dimensionamento adequado das fundações, sendo uma obrigatoriedade em qualquer tipo de construção, porém muitas vezes essa prática é ignorada, sendo que é indispensável para edificações de dois ou mais pavimentos.