Sondagens

Nosso principal serviço é a execução de sondagem de solo.

Veja abaixo algumas dessas sondagens, bem como suas especificações e aplicações.

Sondagem SPT – NBR 6484

Sondagem SPT também é conhecida como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento. É um processo de exploração e reconhecimento do subsolo largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações.

Sondagem Rotativa ou Mista – NBR 6502

Sondagem Rotativa é um método de investigação que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho.

É conhecida como Sondagem Mista quando executada junto com SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, obtendo diretamente as amostras (testemunhos), exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para uma série de ensaios.

Através desse método pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha. A SOLOVIX ENGENHARIA possui em seu quadro de colaboradores, sondadores profissionais com larga experiência e qualificados na operação de sondas rotativas de diferentes portes e potências, além de novos equipamentos, viabilizando desta forma, as perfurações nos mais variados locais e nas diferentes especificações dos projetos.

Veja no vídeo abaixo um exemplo:

Sondagem a Trado – NBR 9603

Sondagem a trado é um método de investigação geológica-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado: um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes,que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas (trado concha ou cavadeira). Tem por finalidade  a coleta de amostras deformadas, determinação de profundidade do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.

POÇOS DE INSPEÇÃO

Poço de inspeção é a escavação manual de grande diâmetro, geralmente de rasa profundidade. Seu principal objetivo é a análise das paredes da escavação em estado natural. Permite também a coleta de amostras com finalidade de ensaios laboratoriais.

COLETA DE AMOSTRA DEFORMADA

Porção de material, que se obtém ao modificar as condições em que se encontra no estado natural.

COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS

Amostras Indeformadas são aquelas extraídas com o mínimo de perturbação possível, de modo a preservar suas estruturas o condições de umidade, compacidade e consistência naturais. Corta o solo , retira e acondiciona com as menores alterações possíveis.

Essas amostras utilizam-se para, entre outros fins, verificar em laboratório a densidade (peso unitário) e a resistência do solo indeformado.O número de amostras indeformadas, bem como as profundidades de coleta, deverão ser determinadas pela equipe técnica que acompanha a obra.

amostra indeformada do solo

 

AMOSTRADOR SHELBY

Utilizado para coleta de amostras indeformadas solos finos (argilas e siltes argilosos) de baixa consistência, as amostragens tipo “Shelby” são realizadas conforme padrões estabelecidos nas normas NBR 9820 – ABNT e norma americana ASTM D1587 – 08 Standard Practice for Thin-Walled Tube Sampling of Soils for Geotechnical Purposes.

A técnica utilizada consiste na perfuração mecanizada por meio de trados vazados “hollow auger” , com hastes internas que impossibilitam a entrada de solo nos trados durante a perfuração.

Atingida a cota, insere-se o amostrador Shelby e por meio de cravação estática é realizada a coleta.

O uso dos trados vazados permite coletas de alta qualidade mesmo em maiores profundidades.

AMOSTRADOR TIPO DENISON

Utilizado para coleta de amostras indeformadas com auxílio de sonda rotativa, as amostras tipo Denison são indicadas para solos rijos e compactos, onde não é possível o avanço de um amostrador apenas por cravação estática.

O amostrador Denison é um barrilete triplo dotado externamente de uma sapata cortante de vídea, a camisa externa é cravada no terreno através de rotação e com utilização de água. Na parte interna há um tubo metálico biselado que permanece estacionário durante todo o processo de perfuração, a amostra é coletada no interior deste tubo e só é extraída do interior do mesmo em laboratório.

PENETRÔMETRO DINÂMICO LEVE

O ensaio DPL significa Dynamic Probe Light. É o mesmo penetrômetro que alguns autores brasileiros denominam PDL, Penetrômetro Dinâmico Leve. O DPL NILSSON é um penetrômetro portátil, utilizado para a caracterização da estratigrafia, nível de água e resistência do solo, útil para estudos geotécnicos e dimensionamentos de fundações. É desenvolvido para poder ser utilizado em qualquer tipo de terreno.

Precisa de sondagem?

Fale conosco. Temos a solução ideal para a sua obra!
Nosso escritório fica em Vitória mas realizamos atendimentos em todo o estado do Espírito Santo.

Solicite nosso contato!